O uso do Calor ou Frio para o alívio da dor
- Dr. Ricardo Quilici
- 29 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
A aplicação do calor ou do frio são recursos valiosos na recuperação de uma lesão.
As terapias usando o calor (termoterapia) e usando o frio (crioterapia) não levam à cura de nenhuma enfermidade, porém são instrumentos importantes que auxiliam no tratamento de várias patologias ortopédicas.
São recursos sintomáticos, que quando aplicados adequadamente, reduzem o espasmo muscular e a sintomatologia dolorosa, ou seja, promove um alivio da dor.
Calor
Quando é aplicado calor em uma superfície, ele promove uma vasodilatação no local aumentando o fluxo sanguíneo, com isto, o volume de células reparadoras aumenta no local ajudando na reparação deste tecido.
Efeitos Terapêuticos do Calor:
1. Alivia a dor.
2. Aumenta a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos.
3. Melhora o espasmo muscular.
5. Melhora a circulação.
Contra-indicação
Não aquecer regiões do corpo que estiverem anestesiadas, edemaciadas, inflamadas, feridas com sangramento, em áreas onde haja tumores, sobre os testículos, sobre o abdome de gestantes ou em áreas do corpo de pessoas inconscientes.
Técnica de Tratamento
O tratamento domiciliar pelo calor deve ocorrer na frequência de pelo menos 2 vezes ao dia, durante 20 a 30 minutos, usando bolsas quentes nos locais a serem tratados.
Frio
Quando é aplicado o frio em uma superfície, ele promove uma vasoconstrição no local, diminuindo assim o fluxo de sangue.
Esta diminuição de volume de sangue no local irá promover um alívio da dor nas articulações.
Efeitos Terapêuticos do Frio:
1. Diminui o espasmo muscular.
2. Alivia a dor.
3. Diminui edema e previne derrames mo, entorses, contusões, *distensões musculares
*aplicação do gelo imediatamente após a lesão muscular previne o edema e

diminui as reações inflamatórias. Porém o tratamento será através do calor
Para se ter um efeito mais efetivo, o resfriamento deve ser aplicado imediatamente após o trauma, antes que o edema esteja formado.
Técnica de Tratamento
O tratamento pelo uso do frio deve ser feito com bolsas geladas durante 15 a 20 minutos, no local da dor, por pelo menos 2 vezes ao dia.
RESUMINDO
- Calor
Utilizar em lesões musculares
- Frio
Utilizar em casos de traumatismo e entorses
Por que?
Imagine um dia muito frio e um dia muito quente.
Quando a temperatura esta muito fria, você, involuntariamente, promove contração muscular em seu corpo, ou seja, seu corpo fica tenso, rígido.
Se você tem uma lesão muscular, o que você quer é que ela fique relaxada para se curar e não que ela fique contraída, tensionada, correto?
E quem promove este relaxamento é o calor, pois em dias mais quentes, você sente mais moleza em realizar atividades, seu corpo fica mais relaxado. Além disto, o aumento do fluxo no local promovido pelo calor (vasodilatação) faz com que aumente o edema (acumulo de liquido no local) e isto promove aumento da dor no locar do entorse.
Já o frio, irá promover a diminuição deste fluxo de liquido (vasoconstrição) e assim promover o alívio da dor.
Comments