top of page

ENTENDA A RELAÇÃO CORRIDA E ABDÔMEN

  • Dr. Ricardo Quilici
  • 3 de dez. de 2019
  • 1 min de leitura

Mesmo que você seja apenas um corredor de final de semana, melhorar a técnica, desenvolver a resistência e ter um bom desempenho na corrida são objetivos básicos de um indivíduo que sente prazer em colocar um tênis e sai correndo. Ops, sair correndo não, coloca um tênis e corre.

Contudo, você sabia que fortalecer o abdômen é tão importante quanto fortalecer os membros inferiores? E um abdômen “fraco”, pode aumentar o risco de lesões ao corredor?

A musculatura abdominal (também conhecida como CORE) é responsável pelo equilíbrio e sustentação do corpo estabilizando assim o tronco na hora da corrida e quando bem preparada, te ajudará a manter uma boa postura na hora de correr.

Portanto, um abdômen forte promove uma melhora na biomecânica da corrida, proporcionando movimentos mais eficientes e assim promovendo “economia” energética (menos esforço físico) melhorando seu tempo na corrida.

Além deste benefício, trabalhar o CORE atua na prevenção da incontinência urinária na prática da corrida, especialmente nas mulheres, pois o assoalho pélvico feminino sofre bastante com seus impactos. Mas isto será assunto para outro texto deste BLOG.

Se por um lado, uma boa musculatura abdominal contribui para uma técnica de corrida mais eficaz, reduzindo a agressividade dos impactos e diminuindo o risco de lesões, por outro, o trabalho metabólico alcançado através da corrida e da mobilização contínua deste grupo muscular leva a que a sua eficiência aumente, assim como a sua aparência estética.

Ou seja, fortalecer o abdômen para correr e correr para ficar com o abdômen fortalecido.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page