top of page

Treino no Frio – Benefícios e Cuidados

  • Dr. Ricardo Quilici
  • 10 de jul. de 2019
  • 3 min de leitura

Eu sei que no frio a vontade de ficar deitado, debaixo de coberta, é monstra, mas a prática de atividade física no frio trás benefícios para aquela pessoa que quer perder peso com saúde.

Com as temperaturas mais baixas, o gasto de energia para a produção de calor pelo corpo acaba sendo maior e isto requer mais do metabolismo. Estas mudanças fisiológicas do corpo geradas pelo frio podem potencializar os exercícios e aumentar seus efeitos.

Aliado ao frio, as atividades físicas podem proporcionar uma sensação maior de prazer para quem não deixa as atividades nesse período, sendo assim, a perda de peso acaba sendo mais rápida e eficiente no frio.

Além disto, o inverno é um período onde as pessoas ficam mais sucintas às doenças, como gripe e resfriado. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que não parar de praticar atividade física, mesmo estas sendo feitas em baixas temperaturas, promovem um aumento na imunidade em nosso sistema imunológico nos tornando mais resistentes às interferências comuns neste período.

Os Treinos Funcionais, sendo bem administrados, acabam sendo ótimas opções para evitar o ganho de peso comum durante o período, já que a ingestão de comidas mais calóricas no inverno é mais comum, sem contar com os doces.

Benefícios

- Gasto maior de calorias

Como dito acima, no inverno, normalmente o corpo vai precisar de mais calorias para se aquecer, o que aumenta o gasto de energia. Então porque não associar este gasto calórico extra com uma atividade física?

- Queima do excesso de caloria ingerida

É instintivo, no frio aumenta a vontade de comer alimentos mais calóricos. Isto ocorre como uma defesa para proteger o organismo. Porém o resultado é o acúmulo de gorduras e para equilibrar essa equação e passar o inverno em forma, gastar o que foi consumido com a prática de exercícios acaba sendo fundamental.

- Treino mais tranquilo

Muita gente nesta época fica com preguiça e param de praticar atividade física. E é exatamente esta diminuição que proporciona para aquelas pessoas que odeiam parques lotados uma ótima vantagem de aproveitar a prática de exercícios mais tranquilos e assim poder curtir mais a paisagem, aproveitando ao máximo o parque.

Só não se esqueça do agasalho.

- Combate à depressão e o mau humor

Através de estudos, verificaram que nesta época do ano existe uma tendência maior das pessoas ficarem mais deprimidas, principalmente nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil. Contudo, a prática de atividade física aumenta a concentração de endorfina, substância que promove bem estar combatendo assim o surgimento ou mesmo diminuindo os efeitos da depressão.

- Treino fica mais “gostoso”

No verão, aquelas pessoas que sofrem com o sobrepeso ou mesmo com a obesidade sentem mais incomodo ao realizar exercícios, pois o calor acaba estimulando ainda mais a transpiração. Já no inverno, este incomodo não existe ou mesmo é mais reduzido.

- Afasta o sedentarismo

Parar de realizar atividade física apenas porque o clima esta frio, acaba com o seu condicionamento.

Cuidados

- Alongamento – Dispense uma atenção maior aos membros que serão mais exigidos durante a atividade física;

- Aquecimento – Deve ser realizado por um tempo maior;

- Exercícios – Para evitar que a temperatura do corpo baixe, realize-os de forma que os intervalos entre eles sejam breves;

- Hidratação – Apesar de suar menos no inverno, o organismo necessita ser hidratado antes, durante e após os exercícios;

- Vestuário – Use roupas que mantém o corpo aquecido, porém leves e confortáveis, para não prejudicar os movimentos.


 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page