top of page

Atividade física em tempo de COVID-19

  • Dr. Ricardo Quilici
  • 17 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

É sabido que a prática regular de atividade física traz inúmeros benefícios à saúde, principalmente no que tange a questão imunológica.

A atividade física não previne o contágio do novo Coronavírus, mas deixa o organismo mais resistente e protegido contra outras doenças que podem ser fatores determinantes para potencializar a ação do vírus.

Já é um consenso que o exercício faz bem à saúde física e mental. Sentimos bem-estar imediatamente após praticar uma atividade física, principalmente se esta for realizada regularmente. Sendo que esta prática regular promove resultados mais satisfatórios no que tange condições físicas, promovendo a este praticante Qualidade de Vida, melhora na capacidade funcional e melhorando até seu estado de humor.

Uma pesquisa liderada por Zhen Yan, diretor do Centro de Pesquisa de Músculos Esqueléticos do Centro de Pesquisa Cardiovascular Robert M. Berne da UVA, da Faculdade de Medicina da Universidade da Virgínia, EUA, divulgada no dia 18 de abril deste ano, no New York Post, aponta que fazer exercícios cardiovasculares regulares podem ser uma boa ajuda para proteger futuros pacientes com Coronavírus do desenvolvimento da SDRA (Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo), complicação grave e principal causa de morte destes pacientes.

Os exercícios regulares estão diretamente ligados à redução do Estresse Oxidativo, que é o desbalanço entre radicais livres e antioxidantes em nosso corpo, processo cujas consequências podem causar sérios riscos à nossa saúde, como doenças, envelhecimento precoce e morte celular.

Estudos mostram que o Estresse Oxidativo pode agravar as condições patológicas relacionadas à SDRA, sendo que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças estimam que 20 a 42% de todos os pacientes hospitalizados com COVID-19 desenvolverão esta Síndrome.

Um outro estudo desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), sugere que o hormônio Irisina, liberado pelos músculos durante a atividade física, pode ter efeito terapêutico em casos de COVID-19.

Os pesquisadores fizeram testes in vitro (em laboratório) em uma linhagem de células adiposas (responsáveis por armazenar gordura e regular a temperatura corporal), e observaram que a substância tem efeito modulador em genes associados à reaplicação do Coronavírus no corpo humano.

Sendo assim, o resultado deste estudo nos revela que a prática regular de atividade física sinaliza uma resposta positiva para a prevenção/tratamento contra a COVID-19.

Concluindo, ter uma rotina de praticar atividade física regularmente, além de promover saúde física, mental e emocional, fortalece o nosso sistema imunológico nos tornando mais resistentes a intercorrências­­­.

Portanto, reservar dois ou três dias por semana para praticar exercícios em segurança já é suficiente para sair do sedentarismo e manter o condicionamento físico e fortalecer a imunidade.

O CROSSTEACHER – Treino Funcional promove atividades físicas ao ar livre com total segurança para seus alunos, respeitando todas as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Venha se manter ativo e ganhar condicionamento físico e consequentemente fortalecer seus músculos e seu sistema imunológico.

Entre em contato com a gente e agende uma aula experimental sem custo.

Ricardo Quilici

WhatsApp

19 – 98168 4141


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page